top of page

Resumo Histórico
Primeira Década

Foi lavrada a primeira ata desta igreja em 25 de Setembro de 1949, que se denominava: Congregação Paulistana do Moinho Velho, presidida pelo Pr. Constatino Volcov, Primeiro Vice-presidente: Domingos Peres; Secretário: João Ed Aquino; Tesoureira: Judith Oliveira. Embora não conste no livro de Ata o número de pessoas presentes, há relato da aprovação para compra dos utensílios para a Ceia do Senhor.

A Congregação

Em novembro de 1949, a congregação já contava com vinte membros fundadores e se apresentaram para o batismo cerca de nove pessoas cuja idade variava de onze a vinte dois anos. Não consta nos anais o local preciso onde a congregação se reunia, provavelmente num salão alugado ou na casa do irmão Domingo Peres, na Rua Belgrado. No mês seguinte já se comemora o primeiro aniversário da Escola Bíblica Dominical, isso denota que seus trabalhos já vinham sendo realizados desde algum tempo.

Nesta ocasião, a congregação tinha o habito de iniciar e terminar suas sessões com textos bíblicos, hino e orações. Tudo indica que os membros fundadores são provenientes da Igreja Batista do Brás, e que no início os batismos eram realizados lá, isto por falta de espaço, e condições do salão alugado.

Havia nesta oportunidade três pontos de pregação: Rua Marques de Maricá 512, na Souza Coutinho 398, e Rua Alencar de Araripe. Também realizam cultos ao ar livre.

No dia 05 de fevereiro, foi nomeada uma comissão para estudar a compra de um terreno (tudo indica que se tratava de um salão que ficava na rua Belgrado 91ª) de propriedade do irmão Domingo Peres.

Nos meses seguintes, foi nomeada outra comissão para estudar a possibilidade de organizar a Congregação em Igreja.

A Igreja

A Congregação se organizou em Igreja através de um concílio no dia 28 de Abril de 1951, que foi presidido pelo Pr. Dr. Rafhael Gioia Martins, Pr. Constantino Volcov e cinco diáconos procedentes da Igreja do Brás e da Igreja Batista Ebenézer, com 39 membros, sendo 32 procedentes da Igreja Batista do Brás, cinco procedentes da Igreja Batista de Vila Mariana, um da Igreja Batista da Liberdade, e um da 1ª Igreja Batista de São Paulo.

Membros Fundadores

Pr. Constantino Volcov, Sebastião Alves, Horácio Neves, Natalina Bertone, Eurides de Souza, José Gomes, Isabel Romera, Domingos Bozolo, Amélia de Melo, Ana Valverde, Pedro Marcelino de Melo, Agostinho Valverde Martinez, Judith de Oliveira Peres, Cristobal Romeira, Rosa Maria Raymundo, Maria Pia Machado, Clara Maria da Conceição, Cristobal Garcia, Pricila Peres Segura, Joana Valverde Segura, Pedro Valverde, Ana Valverde Filha, Maria Segura Rodrigues, Isabel Peres de Matos, Domingos Peres Segura, Emílio Morethon, Gessy de Souza Morethon, Cantídio de Souza, Maria Luiza de Souza, Luiza Arruda, Zilda de Souza, Adélia Diniz, e Nelson de Oliveira.

Primeira Diretoria

Compra do Terreno

Inauguração do Templo

A Igreja passa a denominar-se: Igreja Batista do Moinho Velho, situada na Rua Ilíria nº 04. O Pr. Constantino Volcov, foi escolhido para ser o pastor da recém organizada igreja. Nesta fase inicial, a dedicação pastoral foi em tempo parcial, porém tornou-se integral a partir do dia 20 de Outubro de 1951, e seu salário foi fixado em Dois mil cruzeiros.

A Igreja elegeu sua primeira diretoria, ficando assim constituída:
Presidente: Pr Constantino Volcov.
Vice-presidente: José Gomes
Tesoureiro: Sebastião Alves
1º Secretário: Eurides de Souza
2ª Secretária: Adélia Diniz
Diáconos: Cristobal Valverde Martinez , Pedro Marcelino e Nelson de Oliveira.
Zelador: Augusto Valverde.

No mês seguinte, a Igreja nomeou uma comissão para elaborar o seu Estatuto. O grande desafio que a igreja tinha pela frente era a construção de seu templo, e então decidiu pedir emprestado para a Junta Patrimonial batista a importância de $150.000 (cento e cinquenta mil cruzeiros). Nelson de Oliveira, membro da igreja, ofereceu a venda de um terreno de sua propriedade em Vila Matilde, com o propósito de emprestar à igreja a importância, sem cobrar juros, por prazo indeterminado. A Primeira Igreja Batista de São Paulo, também se propôs a emprestar $75.000 (Setenta e cinco mil cruzeiros), sem cobrar juros. A Sociedade de Senhora também contribuiu na campanha da construção do templo.

O terreno media 8,50 de frente, por 12 de fundos. O Pr. Constantino Volcov sempre foi amparado pela igreja devido seus problemas de saúde.

No dia 07 de novembro de 1953, foi lançada a pedra fundamental do salão de cultos da igreja em sua futura sede, à Rua das Corridas, 64 (atual Rua Elba 318, este já é o endereço atual da igreja).

O orador ocasional foi o Pr. Emídio Pinheiro. A inauguração do templo se deu no dia 27 de março de 1954, e neste dia houve 4 batismos: Maria Procópio dos Santos, Izabel Folgaça, Noemia Gomes dos Santos e Amélia Gomes dos Santos. A igreja comemorou seu 3º aniversário no dia 24 de Abril de 1954.

O Pr. Constantino Volcov estava muito enfermo nesta ocasião, por isto a igreja lhe concedeu uma licença por tempo indeterminado. A irmã Maria Volcov foi eleita para ser a primeira organista da igreja e Carmem de Souza sua suplente.

Falecimento do Pr. Constantino Volcov

Na página 63, Ata n 57, do livro 1, dos anais de nossa história, se encontra registrado o falecimento do primeiro pastor de nossa igreja, Constantino Volcov. Posso ver os olhos marejados de lágrimas das ovelhas chorando a perda de seu ilustre pastor. Nesta oportunidade, a igreja fez uma retrospectiva da sua vida como cidadão, destacando sua participação na Primeira Guerra Mundial, vindo em seguida para o Brasil.

 

Foi mencionado também sua chamada para o ministério e o seu trabalho em solo paulistano, dando-se destaque da sua participação em nossa igreja, e o crescimento que a igreja experimentou. As despesas do funeral foram custeadas integralmente pela igreja, que amparou a viúva do pastor Constantino, dando o salário integral mais o abono da Caixa Beneficente.

Um novo Pastor

A igreja intercede a Deus pedindo sabedoria na escolha de seu novo pastor. Dentre os vários e ilustres, separará um.· Após reuniões e orações abundantes é escolhido o Pr. Miguel Damiani, no dia 14 de Novembro de 1954.· A essa altura dos acontecimentos, a igreja tinha condições de já escolher seu primeiro regente do coro: o irmão Theodoro Ghenov. Em Janeiro de 1955, cria-se uma classe especial para atender a etnia búlgara.· O irmão Miguel Horvath ingressa no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, tendo em vista seu preparo para o Ministério da Palavra. Em julho de 1955, os músicos da igreja se empenharam em comprar os seus instrumentos de corda para a formação de uma orquestra. No mês de Julho do mesmo ano, já aparecia a mudança de nome da Rua das Corridas para Rua Elba. E foram eleitos outros diáconos: João Santana Filho e Elízio Alberto de Souza, em caráter experimental. A igreja voltou a solicitar empréstimo à Junta Patrimonial para a compra do terreno tendo em vista a ampliação do templo. Novamente faz-se uso do Libro de Ouro para a arrecadação dos recursos. A igreja já envia seus esforços para apoiar o Lar Batista de Crianças em Mogi das Cruzes. Os irmãos da igreja sempre solícitos fazem doações de móveis e prestam serviços à igreja. A igreja convida o seminarista Miguel Horvath para ser o seu pastor, este por sua vez declina o honroso convite, sentindo que Deus o chamava para as terras do Estado dos Amazonas. Na sessão de negócios realizada no dia 10 de agosto de 1958, o pastor Miguel Damiani, por se encontrar enfermo e carecendo de repouso, pede sua exoneração no pastorado da igreja, sendo sucedido pelo então seminarista Bertold Gatz. Em seguida, é consagrado ao santo ministério da palavra, o seminarista Miguel Horvath. No dia 10 de Janeiro de 1959, a igreja oficializa a Escola Bíblica Dominical. Em seguida, tem início a União de Treinamento de Adultos. Neste mesmo ano, a igreja ganha um púlpito do irmão Nelson de Oliveira. Neste apagar das luzes do ano de 1959, a igreja faz um esforço para comprar o terreno ao lado e, para tanto, recorre aos cofres da então Junta Patrimonial. Por estes idos, a igreja faz a reforma de seus estatutos, onde um de seus objetivos é definir o seu nome, que depois de muitas trocas de ideias e por voto unânime, foi referendado como: Igreja Batista do Moinho Velho, no Ipiranga. Em seguida faz-se o lançamento do livro de Ouro com o objetivo de arrecadar fundos para o terreno recém-adquirido.

bottom of page